Monitoração Remota (NOC)
A administração e monitoração do ambiente de TI será realizada pelo NOC (Network Operations Center) da parceira da UNION.
O NOC é um serviço 24 x 7 que tem a responsabilidade de administrar e manter disponível e operacional o ambiente de TI, além de escalar, em caso de necessidade, o suporte on-site a software (SWS) e/ou equipes de TI do Cliente, fornecendo alto nível de resposta/solução e confiabilidade de informações, com o objetivo de pro atividade no atendimento, identificando degradações que culminem em incidente.

Gerenciamento do NOC

Escopo de atividades previstas - NOC
• A Monitoração PROATIVA REMOTA consiste em recebimento de mensagens de alertas de falhas e eventos da INFRAESTRUTURA DE TI e demais serviços relacionados através de conexão segura (VPN Site-to-Site).
• A utilização da VPN será acompanhada quanto à sua disponibilidade e desempenho, podendo ser necessário, desde que validado pelo Cliente (viabilidade de custos e técnica), a instalação de um link de dados dedicado.
• Acionamento automático da equipe de SWS UNION (Suporte a Software) para intervenção remota ou local em incidentes potenciais (problemas de desempenho ou análise de logs com erros não críticos) ou incidentes (erros e indisponibilidades) dos softwares que fazem parte do escopo desta proposta.
• Acionamento dos grupos de solução e/ou fornecedores (E-Mail, Links, Internet, etc) em caso de alertas e incidentes críticos que não estejam no escopo de trabalho das equipes UNION (conforme procedimento operacional e SLA’s acordados com o Cliente).
• Emissão de relatórios periódicos de disponibilidade, desempenho, capacidade, ocorrências e comportamento geral dos dispositivos monitorados (mensal)
• Fornecimento de Diário de Bordo com as principais ocorrências do dia.
• Através da análise dos relatórios acima, serão avaliadas e sugeridas melhorias no ambiente de TI visando maximizar o desempenho e a disponibilidade deste.
Serviços e dispositivos que podem ser monitorados

Monitoração do Hardware
- Disponibilidade do equipamento
- Falha de Fonte
- Falha de Fan
- Falha de processador
- Erros de memória
- Falhas de disco
- Falhas de Controladoras (Smart, SCSI, Fibra)

Monitoração do Sistema Operacional
- File System
- Memória
- CPU
- Processos
- Serviços
- Arquivos
- Job
- Filas de impressão
- Registry
- Event Viewer

Monitoração da infraestrutura de rede e links
- Dispositivos de rede em geral (Switch, Router, etc)
- Links
- Appliances (Firewall, Proxy, Balanceamento de rede, entre outros)
- Monitoração proativa, correlação de eventos, análise de causa principal, tendências, emissão de relatórios dos recursos, testes de tempo de resposta.
- Plataformas suportadas: redes de Camada 2 e Camada 3, inclusive LANs, WANs, conexões com fio, conexões sem fio, redes físicas e virtuais, e os serviços de tecnologia e IP relacionados.